Terapias Mente-Corpo

Acupuntura

A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas na pele em pontos estratégicos do corpo (associados aos meridianos). Componente essencial da medicina tradicional chinesa (MTC), a acupuntura é mais comumente usada para tratar dor porém , cada vez mais, está sendo usada para o bem-estar geral, incluindo o gerenciamento do estresse, tratamento de insônia, entre outros benefícios.

Auriculoterapia Francesa

A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha (no formato de um feto). Cada ponto refere-se a um órgão específico e a sua estimulação pode corrigir diversos problemas em saúde.

Terapias Vibracionais (Imposição de mãos)

A Terapia de Cura Vibracional é um poderoso sistema de cura que pode utilizar técnicas específicas, mas trabalha principalmente com intenção e vibração, a fim de restaurar e equilibrar a energia natural da força vital dentro do corpo. A chave para a terapia de cura vibracional é a “vibração elevada” do terapeuta na relação com o paciente. A terapia por imposição de mãos é uma das técnicas principais nesse segmento, que também pode contar com terapias de pedras e cristais.

Mindfulness (Atenção Plena)

O equilíbrio mental, emocional e espiritual está no centro de nossa visão Funcional e Integrativa, e tem influência em todos os outros sistemas biológicos. As práticas de Mindfulness (Atenção Plena) têm o potencial de influenciar bastante esse equilíbrio, e é por isso que são usadas há milhares de anos em várias culturas para promover a cura e o bem-estar em todos os níveis. Pode influenciar positivamente na maioria das situações clínicas sendo mais perceptível no controle de estresse.

Terapia REAC
Terapia de Neuromodulação com Tecnologia italiana REAC*

A Terapia REAC® é uma terapia italiana avançada que identifica as falhas de comando do Sistema Nervoso e permite que o próprio organismo se auto regule, nos níveis psicológico, neurológico, hormonal, vegetativo e imunológico.

Quem pode se beneficiar com a terapia?

Por se tratar de auto regulação no nível de Sistema Nervoso, todos os indivíduos podem se beneficiar deste tratamento, seja visando aliviar sintomas, ou com o objetivo de prevenção e longevidade saudável.

É segura?

A tecnologia empregada utiliza radio frequência de baixíssima intensidade, portanto completamente segura e indolor. Não há contra indicação nem efeito colateral.

Deve ficar claro que, em alguns casos quando não é possível a recuperação funcional completa, e mesmo o tratamento não sendo de total resolução, de qualquer maneira o organismo é dirigido no sentido de uma melhoria progressiva do quadro neuro-psico-físico relacional, e portanto da qualidade de vida.

Pode acontecer que durante os primeiros tratamentos ocorra uma reação de “recuperação terapêutica”, onde pode haver um aumento dos sintomas já presentes: uma espécie de exagero de sintomas, caracterizada por uma fase transitória com significado positivo. O fenômeno é inofensivo, transitório e benéfico, e indica uma boa resposta terapêutica.

Agende uma sessão para conhecer com mais profundidade os benefícios esperados com a terapia no seu caso.

Trabalhos Científicos

As pesquisas foram realizadas pelo Instituto Rinaldi Fontani e publicadas no renomado PUBMED. Acesse o link abaixo para conhecer os estudos publicados:

Clique aqui

Como é aplicada a terapia REAC ?

Uma caneta sonda entra em contato em pontos específicos da orelha (como acupuntura, porém de forma indolor). Existem 2 protocolos: NPO (sessão única) e NPPO (18 sessões)

Protocolos terapêuticos REAC

NPO (Otimização Neuro-postural)

Sessão única que promove o alinhamento neuropostural. Trata-se de uma sessão de avaliação e é pré-requisito para o NPPO. A NPO não precisará ser repetida em nenhum outro momento.

Mesmo sendo uma sessão de avaliação,  o alinhamento postural possivelmente contribua na melhora do padrão de sono, humor, disposição e dores de origem postural ou tensional.

NPPO (Otimização neuro-psico-física)

São realizadas em ciclos de 18 sessões, sendo que em um mesmo dia é possível realizar até 4 sessões (desde que haja um espaço mínimo de 1 hora entre elas). Tem como objetivo corrigir possíveis falhas (alterações adaptativas disfuncionais, geradas por trauma ou stress) nos níveis psicológico, neurológico, hormonal, vegetativo e imunológico.

Qual a frequência das sessões ?

Os intervalos entre uma sessão e outra são: de no mínimo 1 hora, e no máximo de 15 dias de intervalo sem perda de efeito do ciclo.

Quantas terapias podem ser feitas por dia ?

O máximo de terapias por dia é de 4 sessões, se apropriadamente espaçadas de pelo menos 1 hora de intervalo como citado acima.

Trata-se de um tratamento progressivo. Normalmente é indicado entre cada ciclo deixar uma pausa de no mínimo quatro meses. Este intervalo deve ser decidido e indicado pelo médico em função do tipo e gravidade da patologia.

Cada ciclo de otimizações induz reações progressivas para a recuperação ou uma melhor gestão da doença.

Indicações da Terapia REAC

Apesar de não curar o transtorno em si, a Terapia REAC promove a recuperação da capacidade de auto-regulação do organismo. Esta recuperação pode levar à cura, ou nos casos em que tal não seja possível, a um melhor controle da doença e suas manifestações.

É necessário levar em conta que o simples fato de que os transtornos e doenças que listaremos a seguir, por mais importante que seja a sua componente orgânica, eles ainda sofrem com componentes funcionais de modo mais ou menos amplo, expostos aos efeitos perturbadores do estresse biológico ou emocional.

1. A) NEUROLOGIA

Síndromes Nevrálgicas, Neurite, Paralisia Facial, Resultados de Acidentes Vasculares (AVC), Distonia Neuromuscular, Distúrbios do Equilíbrio, Síndrome de Ménière, Síndromes Epilépticas, Cefaléias, Hemicranias, Doenças Neurodegenerativas (Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Parkinson, Demências), Resultado de Sofrimento Hipóxia Neonatal, Dor Neuropática, Síndromes Neurovegetativas, Autismo.

1. B) PSIQUIATRIA

Fobia e Ansiedade, Síndromes Obsessivo-compulsivas, Neurose Pós-traumática, Síndromes Depressivas, Desordem Bipolar, Distimia, Anorexia, Bulimia, Dependência, Neurastenia, Distúrbios Psicofisiológicos.

1. C) DISTÚRBIOS RELACIONADOS AO ESTRESSE

ALERGOLOGIA: Síndromes Alérgicas, Síndromes Atópicas.

ANDROLOGIA: Impotência, Ejaculação Precoce, Distúrbios da Libido, Infertilidade.

CARDIOLOGIA: Arritmias (Taquicardia, Bradicardia, etc), Palpitações, Hipertensão, Hipotensão.

DERMATOLOGIA: Psoríase, Acne, Eczema, Dermatite, Herpes, Alopécia, Vitiligo.

ENDOCRINOLOGIA: Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Distúrbios de funções Hormonais, Diabetes, Síndrome Metabólica.

GASTROENTEROLOGIA: Dispepsia, Constipação, Colite, Gastrite, Doença de Crohn, Colite Ulcerativa, Hemorroidas, Hepatite Crônica, Distúrbios Funcionais do Sistema Digestivo.

GINECOLOGIA: Dismenorréia, Amenorréia, Irregularidades Menstruais, Menometrorragia, Vulvovaginite, Hipogalactia, Síndrome do Climatério, Infertilidade, Dificuldade de Continuação da Gravidez.

IMUNOLOGIA: Síndromes Auto-imunes.

MEDICINA DO ESPORTE: Prevenção e tratamento de estresse relacionados com síndromes de preparação e competição.

DOENÇAS METABÓLICAS: Síndrome Metabólica, Diabetes, Dislipidemia, Obesidade, Magreza.

DOENÇAS VASCULARES: Doenças Obstrutivas Arteriais, Doença de Raynaud, Transtornos da Microcirculação Arteriovenosa.

OFTALMOLOGIA: Distúrbios Funcionais da Visão.

PNEUMOLOGIA: Distúrbios funcionais da respiração (asma, dispneia, enfisema).

PSIQUIATRIA: Distúrbios Pós-traumáticos, Síndromes Neurovegetativas, Insônia e Distúrbios do Sono.

UROLOGIA: Cistite Recorrente, Enurese, Incontinência, Prostatite.

1. D) REABILITAÇÃO AVANÇADA

ORTOPEDIA: Artrose, Hérnia de Disco, Miopatia, Frouxidão Ligamentar, Tendinite Rachialgia. Postura Hipercifótica, Postura Escoliótica, Perturbação do Apoio Plantar, Perturbações Posturais Complexas.

TRAUMATOLOGIA: Resultados de Fraturas, Entorses e Lesões Musculares.

REUMATOLOGIA: Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Esclerodermia, Periartrite, Síndrome canalicular (do túnel do carpo e do tarso), Epicondilite, Fibromialgia.

PNEUMOLOGIA: Distúrbios Funcionais da Respiração (Asma, Dispneia, Enfisema).

OTORRINOLARINGOLOGIA: Distúrbios Funcionais da Deglutição, Respiração e Equilíbrio.

ODONTOLOGIA: Bruxismo, Distonia, Distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), Distúrbios Funcionais de Deglutição e Respiração.

Pontos fortes da Terapia REAC®:

1. é indolor
  2. é não invasiva (não utiliza nem agulhas ou seringas)
  3. não usa drogas ou substâncias de qualquer tipo
  4. não requer a colaboração ou “convencimento” do paciente
  5. é de rapidíssima aplicação (frações de segundo)
  6. é livre de efeitos colaterais
  7. não tem nenhuma contra indicação
  8. pode ser administrada durante a gravidez
  9. pode ser tratada pessoa de qualquer idade
  10. não determina nem acúmulo, nem vício
  11. seus resultados são de longa duração

Efeitos da Terapia REAC

1. maior resistência ao estresse;
  2. melhor resposta às terapias tradicionais;
  3. aumento da eficiência dos processos reparativos;
  4. melhoria da função imunitária;
  5. aceleração do processo de aprendizagem;
  6. melhoria do desempenho esportivo;
  7. desenvolvimento do caráter de autonomia;
  8. maior capacidade de concentração;
  9. superação de vícios;
  10. sensação de bem-estar geral;
  11. agilidade e coordenação motora;
  12. maior consciência das próprias capacidades;
  13. ajuste adequado de peso e apetite;
  14. melhoria das habilidades criativas.

LINKS VÍDEOS YOUTUBE – caso queiram editar, fiquem à vontade.

Afinal, o que é REAC?

Autismo: Como o REAC pode ajudar nestes casos?

Terapia para tratar a depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Stress e dor crônica. Veja como a Terapia pode te ajudar.

Cansaço, irritabilidade, falta de memória e insônia. Entenda como a Terapia Reac ajuda no tratamento

Tratamento para fibromialgia com a Terapia REAC

Insônia, tontura e dores cervicais. Entenda como a Terapia Reac pode te ajudar