Estresse engorda!

Há muito sabemos que o estresse pode levar a alguns vícios e aumentar o risco de doenças. Também sabemos que o estresse crônico pode mudar padrões e afetar em nossas escolhas alimentares. Embora algumas pessoas comam menos quando estão sob estresse, a maioria tende a comer em excesso e aumentar a ingestão de alimentos calóricos e isso ocorre mais em mulheres.

Quando o estresse ocorre, nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol, que aumenta o apetite e motiva a pessoa a comer mais, especialmente alimentos ricos em gordura, açúcar ou ambos. Em combinação com a alta insulina – um dos hormônios que controla a ingestão de alimentos, os altos níveis de cortisol são um fator-chave na chamada “ingestão de estresse”.

Em estudo recente feito com camundongos, pesquisadores fizeram uma descoberta importante: existe uma caminho controlado pela insulina no cérebro que pode levar ao ganho excessivo de peso. No centro desse caminho no cérebro temos uma substância chamada NPY (neuropeptídeo Y). O cérebro produz essa substância naturalmente durante períodos de estresse, e o estudo mostrou que o NPY estimula a ingestão de alimentos altamente calóricos. Frente ao estresse, os ratos ficam obesos mais rapidamente do que aqueles que consomem os mesmos alimentos ricos em gordura em um ambiente livre de estresse. Quando os pesquisadores desligaram a produção de NPY, o ganho de peso foi reduzido. Sem o NPY, o ganho de peso em uma dieta rica em gordura com estresse foi o mesmo que ganho de peso no ambiente livre de estresse.

Tudo isso nos mostra 2 coisas claramente: a primeira é que temos que estar muito mais conscientes sobre o que estamos comendo quando estamos estressados ​​para evitar um desenvolvimento mais rápido da obesidade e a segunda e mais importante é que temos que encarar cada vez mais o estresse como um gatilho de todos os nossos problemas. Já pensou em meditar para emagrecer?

Saúde à todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Atendimento online