Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • CLÍNICA MÉDICA FUNCIONAL, INTEGRATIVA E PERSONALIZADA (Lifestyle Medicine)

    A Medicina Funcional e Integrativa aborda as causas subjacentes das doenças, através de uma visão orientada para os sistemas orgânicos, e engaja paciente e equipe médica em uma parceria terapêutica. Acreditamos em um equilíbrio tênue desses sistemas o que nos move no eixo entre saúde e doença. É uma evolução na visão médica que permite abordar melhor as necessidades de saúde do mundo moderno. Mudando o foco centrado na doença, visão tradicional da prática médica, para uma abordagem mais centrada na saúde do paciente, aborda a pessoa como um todo, e não apenas um conjunto isolado de sinais e sintomas. As interações entre genética, fatores ambientais e estilo de vida dos pacientes podem influenciar a saúde a longo prazo de forma complexa levando à doenças crônicas. Objetivamos intervir de forma preditiva, preventiva, proativa e personalizada (novo e moderno conceito P4) em nossos pacientes tentando evitar o aparecimento de doenças crônicas e levando a manutenção do bom estado de saúde, o que já foi demonstrado como factível em diversos e qualificados estudos científicos ao redor do mundo. Os fundadores dessa visão médica nos USA se basearam em intervenções nutricionais bioquímicas e práticas ortomoleculares como base modificadora de doenças crônicas. (American College of Lifestyle Medicine, Personalized Lifestyle Medicine Institute, European Society of Lifestyle Medicine, Institute for functional Medicine – IFM ).

    Profissionais da área:


    CARDIOLOGIA METABÓLICA

    A Cardiologia Metabólica tem como princípio um tratamento diferenciado para as doenças cardiometabólicas. Ao invés da proposta de tratamento apenas com remédios e cirurgias, ela visa atuar na produção de energia nas células do coração e na preservação das mitocôndrias (unidades formadoras de energia) como foco de prevenção, tratamento e gestão cardiovascular . A maioria dos profissionais de saúde não são treinados para olhar para a doença cardíaca em termos de bioquímica celular. Um exemplo,é a compreensão do papel vital que a molécula de adenosina trifosfato (ATP) tem no coração, como fonte de energia e saúde. Isso é fundamental para avaliação das opções terapêuticas que existem. Terapias metabólicas que ajudem as células cardíacas atenderem sua necessidade absoluta de energia, cumprem um grande desafio clínico na preservação da função cardíaca pulsátil, mantendo a viabilidade das células e dos tecidos. Substâncias como D-ribose, L-carnitina, e coenzima Q10 são exemplos de moléculas que trabalham em sinergia para ajudar o coração doente, isquêmico ou hipóxico, na preservação da sua vitalidade. Seguindo os preceitos da Cardiologia clássica (SBC, AHA, ACC) acoplados à visão funcional e metabólica de grandes institutos ao redor do mundo (Institute for Functional Medicine, HeartMD Institute, Hipertension Institute of Nashville) objetivamos oferecer aos nossos pacientes o melhor em prevenção, tratamento e gestão Cardiometabólica.

    Profissionais da área:


    NUTROLOGIA

    Nutrologia é a especialidade médica que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento dos distúrbios de nutrientes nas doenças.

    A caracterização e a individualização do ensino da especialidade Nutrologia fez parte do programa do Departamento de Clínica Médica da nova Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, implantada em Ribeirão Preto, em 1952.

    Os objetivos dos médicos que trabalham nesta área são conhecer e mostrar as funções básicas e fundamentais dos nutrientes no crescimento, no desenvolvimento físico e mental do ser vivo, em prevenir doenças crônicas, especialmente as crônicas degenerativas não-infecciosas, garantir a saúde (a nutrição precede a saúde), a qualidade de vida, diagnosticar e tratar distúrbios de nutrientes que acontecem em toda a patologia, nas quais os nutrientes são demonstrados estarem ligados à sua fisiologia e fisiopatologia.

    A Nutrologia cuida então da prevenção e da boa nutrição na saúde e do diagnóstico e tratamento de casos agudos e efeitos crônicos dos distúrbios nutricionais.

    Profissionais da área:


    PRÁTICA ORTOMOLECULAR

    A prática Ortomolecular é um ramo da ciência médica cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico (Orto = equilíbrio \ molecular = das moléculas) do organismo. O reequilíbrio acontece por meio do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres, que em excesso podem ser causa de doenças.

    Todavia, apesar da Ortomolecular ter um sentido curativo, podemos dizer que é eminentemente preventiva. Tentamos atuar em fatores de risco de forma preventiva para que não gere doenças, ou atuar nas doenças em fase inicial para que as complicações sejam reduzidas. É o caso da associação entre obesidade – diabetes – complicações do diabetes (vasculo e neuropatias). O mais importante é que com a Ortomolecular o paciente é encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia completa de mente e corpo, desde suas bases bioquímicas de formação.

    É importante lembrarmos que é uma prática MÉDICA, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

    Profissionais da área:

    regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina

     

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>